CARTA DO REPOSITÓRIO: EDUCAÇÃO

CARTA DO REPOSITÓRIO: EDUCAÇÃO Justificativa das indicações bibliográficas da frente “Educação”   A seleção de textos deste repositório apresenta artigos, capítulos de livros e diretrizes governamentais com perspectivas diversas sobre os desdobramentos das tecnologias de Inteligência Artificial (IA) no campo da Educação. Sem a pretensão de fazer uma cobertura exaustiva dos temas tratados no encontro…

Carta do Repositório: Regulação

Justificativa das indicações bibliográficas da frente “Regulação” Um dos objetivos da frente regulação do UAI é contribuir para um debate qualificado sobre regulação econômica e inteligência artificial sob seus variados ângulos de modo a nutrir um pensamento crítico sobre o Direito e a tecnologia. Pensando “de fora para o Direito”, almejamos compreender pressões da tecnologia…

Carta do Repositório: Ciências da Vida

Justificativa das indicações bibliográficas da frente “Ciências da Vida”  Em um mundo cada vez mais digitalizado e interconectado, a Inteligência Artificial (IA) emergiu como uma força transformadora em várias esferas da vida humana, incluindo a área de ciências da vida. A IA tem o potencial de revolucionar a forma como diagnósticos são feitos, tratamentos são…

Carta do Repositório: Sociedade e Cultura

Justificativa das indicações bibliográficas da frente “Sociedade e Cultura” Esta curadoria de textos visa apresentar um conjunto de livros e artigos acadêmicos, publicados após 2010, que apresentam uma perspectiva sociológica da expansão do uso de técnicas de Inteligência Artificial (IA) na vida social contemporânea. A seleção tem uma marcação temporal clara: os anos 2010, momento…

Carta do Repositório: Ética

Justificativa das indicações bibliográficas da frente “Ética” A área de Ética da Inteligência Artificial é um campo recente que, nos últimos dez anos, passou de tema de alguns poucos pesquisadores à preocupação comum da grande mídia. Oportunidades profissionais específicas para pesquisadores na área de ética da IA passaram a existir no âmbito privado e nas…

A chegada do ChatGPT nas escolas

Folha de São Paulo Julho 2023 Glauco Arbix comenta a incorporação da inteligência artificial ao sistema educacional: “O ChatGPT não tem compromisso com a verdade e a precisão. Ele funciona para produzir algo coerente. Mas quem acredita que coerência significa verdade dá com a cabeça na parede”, diz. Clique aqui para ler a matéria completa:…